.

quarta-feira, 31 de março de 2010

Quem é Pomba Gira?

Entre os Bantus, ao menos na época das Grandes navegações portuguesas, as mulheres podiam alcançar posições sociais semelhantes às dos homens.


……
……



Podiam se tornar rainhas ou xamãs,sacerdotisas,feiticeiras.
Na Quimbanda original, em terras africanas, a Pombagira é um espírito que ocupou estas posições de destaque. Por essas características a Pombagira é invocada principalmente para solucionar problemas amorosos ou relacionados com as dificuldades de relacionamentos e para ajudar as mulheres a vencerem.
Dentro de sua especialidade, os casos amorosos, a pombagira realiza diferentes trabalhos; além do encantamento da pessoa cobiçada, ela também pode afastar um rival ou inimigo de qualquer natureza.
As Pombas Giras que trabalham na Umbanda têm muitas outras funções de Guardiãs.
A Pombagira é, portanto, um espírito de mulher. Há várias delas; as mais conhecidas são Maria Padilha e Maria Molambo.
Usam roupas que destacam a sensualidade e o poder feminino. Especialmente saias rodadas e de preferência nas cores vermelha, preta e dourada.
Gostam de acessórios femininos como brincos, colares e pulseiras.
Usam perfumes, rosas e cigarrilhas em seus trabalhos.
Sou uma rosa, sou um perfume, sou a mais bela de qualquer jardim, ouço lamentos, ouço queixumes, não há mulher que não venha até mim. Sei seduzir, me deixo seguir, a palavra dificil para mim não existe, de preto e vermelho, ou sem me vestir, homem algum a mim me resiste. Bebo champanhe, fumo cigarro, digo mil coisas sem nunca falar, sei ler na mão, jogo o baralho, a mim só me engana quem eu deixar. Se alguém precise e me queira encontrar, siga o perfume em noite de luar, diga meu nome sem se enganar, sou Pombagira, a rua é meu lar. Autor: Paulo Lourenço

POMBAGIRA SETE SAIAS DO CABARÉ

POMBAGIRA SETE SAIAS DO CABARÉ
SALVE SETE SAIAS DO CABARÉ!


DONA SETE SAIAS, É MOJUBÁ!