Tendo o mesmo sintoma de um desmaio, o indivíduo surpeende-se ao sentir uma sensação estranha e cai ao chão totalmente inconciente ou, conciente porém, sem posse dos movimentos do corpo.Este processo pode ocorrer mesmo que a pessoa nunca tenha ido a uma casa de candomblé e não conheça absolutamente nada sobre os Orisás.
Independe do credo ou religião da pessoa.Em casos não tão comuns, o processo de bolar, pode acontecer dentro da própria casa do indivíduo. Em principio, as pessoas acreditam ser algum problema de saúde e após passarem em consultas por médicos e realizarem exames, não acham a causa do repentino desmaio, que continua ocorrer.
Aos olhos dos leigos este processo pode parecer bastante assustador. Mais na realidade nada se tem a temer.
O ato de bolar, sugere um despreparo do organismo para receber uma energia cujo o corpo não esta acostumado. Ao receber tal energia, o corpo simplesmente reage, assim como, as pessoas tendem a dar um pulo quando levam um choque elétrico.Sem sombra de dúvidas o "bolar no santo" é a materialização do orixá e indica que a pessoa deve ser iniciada dentro do culto.
Mesmo os que não acreditam em Orisá, ao passarem por este processo ou conhecendo alguém que passou por ele, passa a refletir melhor sobre seus conceitos de crença.
Asé O!
Babalorisá Robson Tí Odé (Babalorisá Adjauwè).
Postado por AUREA OLIVEIRA