.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Cigana Sunank

A Cigana Sunak é a cigana do ouro.

Dizem que ficou rica ao casar-se com um homem não cigano, mas que foi aceito pelo clã e mesmo muito rico seguiu a vida e o estilo ciganos.

Usa saia feita com lenços das cores amarelo-claro, amarelo-ouro e amarelo-queimado.

Usa uma flor amarela natura ou rosas amarelas de pano, com brilho.

Sua tiara, que sai da altura das orelhas e faz um circulo em volta da cabeça, é uma trança de fitas em vários tons de amarelo, com fitas amarelas penduradas.

No pulso esquerdo leva um lenço semelhante a essa trança.

Uma blusa amarelo-claro, de mangas bufantes e com um babado em pontas no decote.

Leva um pandeiro enfeitado de fitas amarelas.

Suas jóias são um cordão com moedas amarelas penduradas, muitas pulseiras e anéis, uma argola de ouro e no tornozelo, uma corrente de ouro com um topázio

Essa cigana tem olhos castanhos esverdeados e cabelos castanhos claros cacheados.

Sua pele é morena clara, tem as mãos bem longas com dedos compridos e usa unhas longas e sempre bem cuidadas, não pintadas de vermelho, e, sim, de rosa claro.

Essa cigana é a dona das patacas (moedas) de ouro.

É protetora do ouro e da barriga das mulheres. Em Cuba, existe uma procissão de Nossa Senhora de lá Regra, onde Sunank foi batizada nos rituais ciganos.

Seu dia é 08 de maio e ela é uma devota fervorosa de Santa Sara, para a qual patrocinou muitas homenagens e festas.
Sou uma rosa, sou um perfume, sou a mais bela de qualquer jardim, ouço lamentos, ouço queixumes, não há mulher que não venha até mim. Sei seduzir, me deixo seguir, a palavra dificil para mim não existe, de preto e vermelho, ou sem me vestir, homem algum a mim me resiste. Bebo champanhe, fumo cigarro, digo mil coisas sem nunca falar, sei ler na mão, jogo o baralho, a mim só me engana quem eu deixar. Se alguém precise e me queira encontrar, siga o perfume em noite de luar, diga meu nome sem se enganar, sou Pombagira, a rua é meu lar. Autor: Paulo Lourenço

POMBAGIRA SETE SAIAS DO CABARÉ

POMBAGIRA SETE SAIAS DO CABARÉ
SALVE SETE SAIAS DO CABARÉ!


DONA SETE SAIAS, É MOJUBÁ!