As sardas são manchas causadas pelo aumento da melanina (pigmento que dá cor à pele) na pele. Existe uma tendência familiar e surgem principalmente nas pessoas de pele clara e ruivas. São causadas pela exposição continuada da pele ao sol e tendem a escurecer mais durante o verão.
Localizam-se principalmente nos locais da pele mais atingidos por queimaduras solares, como a face, ombros e colo.
Em forma de manchas arredondadas ou geométricas de cor castanho ou marrom.
Evitando-se a exposição solar, as sardas tendem a clarear gradualmente. No entanto, o tratamento acelera o seu clareamento.
O tratamento inclui o uso de protetores solares sempre que houver exposição da pele ao sol ou mormaço e no uso de substâncias despigmentantes associadas a alguns tipos de ácidos. Peelings superficiais podem acelerar o processo. O tratamento deve ser orientado de acordo com cada caso, pelo médico dermatologista.
Opções de tratmento caseiro das Sardas
• Para a pele normal, mergulhe uma colher de sopa de lentilhas em água, e deixe durante algumas horas. Escorra a água e moa até formar uma pasta grossa. Adicione algumas gotas de suco de limão fresco para a pasta.
• Pegue uma colher de sopa de mel, adicione algumas gotas de sumo de limão fresco e uma pitada de sal.
• Providencie cascas de laranja seca, triture até formar um pó e armazene. Para usar, adicione água de rosas e faça uma máscara. Essa receita ajuda a remover as escamas da pele seca e limpa a pele.
• Para uma pele seca, aplique uma pasta feita com uma colher de sopa de sementes de abóbora seca trituradas e um pouco de azeite.
• Pegue um molho de folhas de hortelã e moa até formar uma pasta. Adicione a isso um purê de banana e bata no liquidificador. Aplique em todo o rosto com o cuidado de evitar os olhos. O uso regular vai extinguir as sardas e vai remover manchas também.
• Uma forma de evitar o envelhecimento da pele do rosto é triturar 4-5 amêndoas com um pouco de leite, passar no rosto e deixar durante a noite.
• Para a pele oleosa, mergulhe uma colher de sopa de lentilhas e deixe repousar na água durante a noite. Escorra a água. Esmague até que forme uma pasta e adicione um pouco de iogurte natural. Mantenha a pasta sobre o rosto até que seque. Lave-a com água morna.
• Faça uma pasta de farinha de grama, iogurte natural e uma pitada de açafrão. Se a pele for seca, substitua o iogurte por natas. Aplique frequentemente ate que as sardas desapareçam.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sardas
.
Sou uma rosa, sou um perfume,
sou a mais bela de qualquer jardim,
ouço lamentos, ouço queixumes,
não há mulher que não venha até mim.
Sei seduzir, me deixo seguir,
a palavra dificil para mim não existe,
de preto e vermelho, ou sem me vestir,
homem algum a mim me resiste.
Bebo champanhe, fumo cigarro,
digo mil coisas sem nunca falar,
sei ler na mão, jogo o baralho,
a mim só me engana quem eu deixar.
Se alguém precise e me queira encontrar,
siga o perfume em noite de luar,
diga meu nome sem se enganar,
sou Pombagira, a rua é meu lar.
Autor: Paulo Lourenço
POMBAGIRA SETE SAIAS DO CABARÉ
DONA SETE SAIAS, É MOJUBÁ!