Também conhecido como lavagem de cabeça, o amací está para a Umbanda assim como o batismo está para a Igreja, é comum comparar o batizado ao 1º amaci. O ritual é um banho de ervas que se faz no médium iniciante na Umbanda, sendo despejado sobre a cabeça do médium. Este banho de cabeça é preparado com as ervas específicas do Orixá de cabeça do iniciado, tem a finalidade de limpar o campo astral e preparar o médium para entrar na corrente mediúnica.
O ritual do amací é uma preparação, uma espécie de primeira confirmação do médium na corrente mediúnica, é um vínculo energético do médium com o seu Orixá, com a casa e com o seu dirigente, porque somente o Pai ou a Mãe-de-santo pode dar este banho e colocar a mão na cabeça do médium.
A partir deste momento o médium torna-se oficialmente médium de Umbanda, membro da corrente mediúnica e está energeticamente vinculado ao seu Orixá e ao Terreiro no qual realizou o ritual. No Candomblé existe cerimônia equivalente, chamada Bori, na qual a cabeça do médium precisa ser raspada como parte do ritual.
Pai Ronald
http://floresemcasa.blogspot.com
.
Sou uma rosa, sou um perfume,
sou a mais bela de qualquer jardim,
ouço lamentos, ouço queixumes,
não há mulher que não venha até mim.
Sei seduzir, me deixo seguir,
a palavra dificil para mim não existe,
de preto e vermelho, ou sem me vestir,
homem algum a mim me resiste.
Bebo champanhe, fumo cigarro,
digo mil coisas sem nunca falar,
sei ler na mão, jogo o baralho,
a mim só me engana quem eu deixar.
Se alguém precise e me queira encontrar,
siga o perfume em noite de luar,
diga meu nome sem se enganar,
sou Pombagira, a rua é meu lar.
Autor: Paulo Lourenço
POMBAGIRA SETE SAIAS DO CABARÉ
DONA SETE SAIAS, É MOJUBÁ!