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domingo, 2 de maio de 2010

Exú Orixá, alimentos, ebós e ervas


Exú sempre foi o mais alegre e comunicativo de todos os orixás. Olorun, quando o criou, deu-lhe, entre outras funções, a de comunicador e elemento de ligação entre tudo o que existe. Por isso, nas festas que se realizavam no orun (céu), ele tocava tambores e cantava, para trazer alegria e animação a todos.

Dia da semana: segunda-feira.
Cores: vermelho e preto.
Gêge: nesta nação denomina-se ELEGBA – BARÁ.
Domínios: caminhos, cruzamentos, alto das montanhas, etc.

Aprenda a cultivar a força do Orixá Exú, não cultuado na Umbanda e reverenciado nos demais cultos de origem africana.

COZINHANDO PARA EXÚ:
PREPARO DOS ALIMENTOS E BEBIDAS PARA EXU ORIXÁ

PADÊ DE EXU: 1 xícara de farinha de mandioca, 1 colher (sopa) azeite de
dendê, sal, cebola, camarões secos (opcional). Aquecer o azeite. Refogar a
cebola e os camarões. Juntar a farinha e o sal (se precisar mais) e deixar
dourar. Servir com bifes.

BIFE DE EXU : 2 bifes macios, azeite de dendê, alho, sal, pimenta, cebola.
Temperar os bifes com alho, sal e pimenta. Fritar no azeite. Enfeitar com a
cebola em rodelas e servir com farofa.

ANGU: 2 colheres (sopa) de fubá, 1 xícara de água, sal, alho, azeite.
Colocar o fubá de molho na água fria. Refogar o alho. Juntar o fubá e o sal.
Cozinhar, despejar numa tigela e cobrir com o molho.

MOLHO: 250 g miúdos de boi misturados (fígado, rim, coração etc), cebola,
tomate, pimenta, cheiro verde, alho, azeite, sal, vinagre. Colocar os miúdos
picados em vinagre e sal. Refogar os temperos, juntar os miúdos e água.
Cozinhar.

FAROFA DÁGUA: 1 xícara de farinha de mandioca, um pouco de água, sal, azeite
de dendê (opcional ) Esquentar a água com sal e azeite. Ir misturando aos
poucos à farinha, para ficar úmida mas bem solta. Servir com bifes.


BATIDA DE CÔCO- misturar 1 dose de cachaça, 1 de leite de coco e açúcar a
gosto.

MELADINHA- tirar 1/4 de uma garrafa de cachaça; completar com mel, misturar
bem e deixar curtir por uma semana.

ANISETE- colocar um punhado de erva-doce em meio litro de cachaça e deixar
por 1 semana. Juntar 1 xícara de calda de açúcar e coar.

LICOR DE CANELA- colocar um punhado de canela em meio litro de cachaça e
deixar por 1 semana. Juntar 1 xícara de calda de açúcar e coar.

Todos os ingredientes usados devem ser de boa qualidade e frescos.

ERVAS USADAS NOS EBÓS, OFERENDAS, BANHOS, SACUDIMENTOS, ASSENTAMENTOS E OUTRAS OBRIGAÇÕES CONSAGRADAS AO ORIXÁ EXÚ.
Amendoeira: Seus galhos são usados nos locais em que o homem
exerce suas atividades lucrativas. Das
sementes fabrica-se o óleo de amêndoas, muito usado para fazer sabonetes por
ter efeitos emolientes, além de amaciar a pele.

Amoreira: Planta que armazena fluidos negativos e os solta
ao entardecer; é usada pelos sacerdotes no culto a Eguns.

Angelim-amargoso: Muito usado em marcenaria, por tratar-se
de madeira de lei. Nos rituais, suas folhas e flores são utilizadas nos abô
dos filhos de Nanã, e as cascas são utilizadas em banhos fortes com a
finalidade de destruir os fluidos negativos que possam haver, realizando um
excelente descarrego nos filhos de Exu.

Aroeira: Nos terreiros de Candomblé este vegetal pertence a
Exu e tem aplicação nas obrigações de cabeça, nos sacudimentos, nos banhos
fortes de descarrego e nas purificações de pedras.

Arrebenta Cavalo : No uso ritualístico esta erva é empregada
em banhos fortes do pescoço para baixo, em hora aberta. É também usado em
magias para atrair simpatia.

Arruda: Planta aromática usada nos rituais porque Exu a
indica contra maus fluidos e olho-grande. Suas folhas miúdas são aplicadas
nos ebori, banhos de limpeza ou descarrego, o que é fácil de perceber, pois
se o ambiente estiver realmente carregado a arruda morre. Ela é também usada
como amuleto para proteger do mau-olhado. Seu uso restringe-se à Umbanda.

Avelós - Figueira-do-diabo: Seu uso se restringe a
purificação das pedras do orixá antes de serem levadas ao assentamento; é
usada socada.

Azevinho: Muito utilizada na magia branca ou negra, ela é
empregada nos pactos com entidades.

Bardana: Aplicada nos banhos fortes, para livrar o sacerdote
das ondas negativas e eguns.

Beladona : Nas cerimônias litúrgicas só tem emprego nos
sacudimentos domiciliares ou de locais onde o homem exerça atividades
lucrativas. Trabalhos feitos com os galhos desta planta também provocam
grande poder de atração. Pouco usada pelo povo devido ao alto princípio
ativo que nela existe. Este princípio dilata a pupila e diminui as secreções
sudorais, salivares, pancreáticas e lácteas.

Beldroega: Usada na purificação das pedras de Exu.

Brinco-de-princesa: É planta sagrada de Exu. Seu uso se
restringe a banhos fortes para proteger os filhos deste orixá.

Cabeça-de-nego: No ritual a rama é empregada nos banhos de
limpeza e o bulbo nos banhos fortes de descarrego.

Cajueiro: Suas folhas são utilizadas pelo axogun para o
sacrifício ritual de animais quadrúpedes.

Cana-de-açúcar: Suas folhas secas e bagaços são usadas em
defumações para purificar o ambiente antes dos trabalhos ritualísticos, pois
essa defumação destrói eguns.

Cardo-santo: Essa planta afugenta os males, propicia o
aparecimento do perdido e faz cair os vermes do corpo dos animais.

Catingueira: É muito empregada nos banhos de descarrego. Seu
sumo serve para fazer a purificação das pedras. Entretanto, não deve fazer
parte do axé de Exu onde se depositam pequenos pedaços dos axé das aves ou
bichos de quatro patas.

Cebola-cencém: Essa cebola é de Exu e nos rituais seu bulbo
é usado para os sacudimentos domiciliares. É empregada da seguinte maneira :
corta-se a cebola em pedaços miúdos e, sob os cânticos de Exu, espalha-se
pelos cantos dos cômodos e embaixo dos móveis; a seguir, entoe o canto de
Ogum e despache para Exu. Este trabalho auxilia na descoberta de falsidades
e objetos perdidos.

Cunanã: Seu uso restringe-se aos banhos de descarrego e
limpeza. Substituiu em parte, os sacrifícios a Exu.

Erva-preá: Empregada nos banhos de limpeza, descarrego,
sacudimentos pessoais e domiciliares. O povo usa o chá desta erva como
aromatizante e excitante. Banhos quentes deste chá melhoram as dores nas
articulações, causadas pelo artritismo.

Facheiro-Preto: Aplicada somente nos banhos fortes de
limpeza e descarrego.

Fedegoso Crista-de-galo: Esta erva é utilizada em banhos
fortes, de descarrego, pois é eficaz na destruição de Eguns e causadores de
enfermidades e doenças. Seus galhos envolvem os ebó de defesa. Com flores e
sementes desta planta é feito um pó, o qual é aplicado sobre as pessoas e em
locais; é denominado "o pó que faz bem".

Fedegoso: Misturada a outras ervas pertencentes a Exu, o
fedegoso realiza os sacudimentos domiciliares. É de grande utilidade para
limpar o solo onde foram riscados os pontos de Exu e locais de despacho
pertencentes ao deus da liberdade.

Figo Benjamim: Erva usada na purificação de pedras ou
ferramentas e na preparação do fetiche de Exu. É empregada também em banhos
fortes nas pessoas obsediadas.

Figo do Inferno: Somente as folhas pertencentes a este
vegetal são de Exu. Na liturgia, ela é o ponto de concentração de Exu.

Folha da Fortuna: É empregada em todas as obrigações de
cabeça, em banhos de limpeza ou descarrego e nos abôs de quaisquer
filhos-de-santo.

Juá - Juazeiro: É usada para complementar banhos fortes e
raramente está incluída nos banhos de limpeza e descarrego. Seus galhos são
usados para cobrir o ebó de defesa.

Jurema Preta: Tanto na Umbanda quanto no Candomblé, a Jurema
Preta é usada nos banhos de descarrego e nos ebó de defesa.

Jurubeba: Utilizada em banhos preparatórios de filhos
recolhidos ao ariaxé. Na medicina caseira, o chá de suas folhas e frutos
propiciam um melhor funcionamento do baço e fígado. É poderoso desobstruente
e tônico, além de prevenir e debelar hepatites. Banhos de assentos mornos
com essa erva propiciam melhores às articulações das pernas.

Lanterna Chinesa: Utilizada em banhos fortes para
descarregar os filhos atacados por eguns. Suas flores enfeitam a casa de
Exu.

Laranjeira do Mato: Seu uso se restringe a banhos fortes, de
limpeza e descarrego.

Mamão Bravo: Planta utilizada nos banhos de limpeza,
descarrego e nos banhos fortes. Além de ser muito empregada nos ebó de
defesa, sendo substituída de três em três dias, porque o orixá exige que a
erva esteja sempre nova.

Maminha de Porca: Somente seus galhos são usados no ritual e
em sacudimentos domiciliares. O povo a indica como restaurador orgânico e
tonificador do organismo.

Mamona: Suas folhas servem como recipiente para arriar o
ebó de Exu. Suas sementes socadas vão servir para purificar o otá de Exu,

Mangue Cebola: No ritual, a cebola é usada nos sacudimentos
domiciliares. Corte a cebola em pedaços miúdos e, entoando em voz alta o
canto de Exu, a espalhe pela casa, nos cantos e sob os móveis.

Mangueira: É aplicada nos banhos fortes e nas obrigações de
ori, misturada com aroeira, pinhão-roxo, cajueiro e vassourinha-de-relógio,
do pescoço para baixo. Ao terminar, vista uma roupa limpa. As folhas servem
para cobrir o terreiro em dias de abaçá.

Manjerioba: Utilizada nos banhos fortes, nos descarregos,
nas limpezas pessoais e domiciliares e nos sacudimentos pessoais, sempre do
pescoço para baixo.


Maria Mole: Aplicada nos banhos de limpeza e descarrego,
muito procurada para sacudimentos domiciliares.

Mata Cabras: Muito utilizado para afugentar eguns e destruir
larvas astrais. As pessoas que a usam não devem tocá-la sem cobrir as mãos
com pano ou papel, para depois despachá-la na encruzilhada.

Mata Pasto: Seus galhos são muito utilizados nos banhos de limpeza, descarrego, nos sacudimentos pessoais e domiciliares.

Mussambê de Cinco Folhas: Obs.: Sejam eles de sete, cinco, ou três folhas, todos possuem o mesmo efeito, tanto nos trabalhos rituais, quanto na medicina caseira. Esta erva é utilizada por seus efeitos positivos e por serem bem aceitas por Exu no ritual de boas vindas.

Ora-pro-nobis: É erva integrante do banho forte. Usada nos banhos de descarrego e limpeza. É destruidora de eguns e larvas negativas, além de entrar nos assentamentos dos mensageiros Exus.

Palmeira Africana: Suas folhas são aplicadas nos banhos de descarrego ou de limpeza.

Pau D’alho: Os galhos dessa erva são utilizados nos sacudimentos domiciliares e em banhos fortes, feitos nas encruzilhadas, misturadas com aroeira, pinhão branco ou roxo. Na encruzilhada em que tomar o banho, arrie um mi-ami-ami, oferecido a Exu, de preferência em uma encruzilhada tranqüila.

Pimenta Darda: “Aplicada em banhos fortes e nos assentamentos de Exu.

Pinhão Branco: Aplicada em banhos fortes misturadas com aroeira. Esta planta possui o grande valor de quebrar encantos e em algumas ocasiões substitui o sacrifício de Exu.

Pinhão Coral: Erva integrante nos banhos fortes e usadas nos de limpeza e descarrego e nos ebó de defesa.

Pinhão Roxo: No ritual tem as mesmas aplicações descritas para o pinhão branco. É poderoso nos banhos de limpeza e descarrego, e também nos sacudimentos domiciliares, usando-se os galhos.

Pixirica – Tapixirica: No ritual faz parte do axé de Exu e Egun. Dela se faz um excelente pó de mudança que propicia a solução de problemas. O pó feito de suas folhas é usado na magia maléfica.

Quixambeira: É aplicada em banhos de descarrego e limpeza para a destruição de eguns e ao pé desta planta são arriadas obrigações a Exu e a Egun.

Tajujá – Tayuya: É usada em banhos fortes, de limpeza ou descarrego. A rama do tajujá é utilizada para circundar o ebó de defesa.

Tamiaranga: É destinada aos banhos fortes, banhos de descarrego e limpeza. É usada nos ebó de defesa.

Tintureira: Utilizada nos banhos fortes, de limpeza ou descarrego. Bem próximo ao seu tronco são arriadas as obrigações destinadas a Exu.

Tiririca: Esta plantinha de escasso crescimento apresenta umas pequeninas batatas aromáticas. Estas são levadas ao fogo e, em seguida, reduzida a pó, o qual funciona como pó de mudança no ritual. Serve para desocupar casas e afastar eguns.

Urtiga Branca: É empregada nos banhos fortes, nos de descarrego e limpeza e nos ebó de defesa. Faz parte nos assentamentos.

Urtiga Vermelha: Participa em quase todas as preparações do ritual, pois entra nos banhos fortes, de descarrego e limpeza. É axé dos assentamentos de Exu e utilizada nos ebó de defesa. Esta planta socada e reduzida a pó, produz um pó benfazejo.


Vassourinha de Botão: Muito empregada nos sacudimentos pessoais e domiciliares.

Vassourinha de Relógio: Ela somente participa nos sacudimentos domiciliares.

Xiquexique: Participa nos banhos fortes, de limpeza ou descarrego. São axé nos assentamentos de Exu e circundam os ebó de defesa.


AS ERVAS DEVEM SER TESTADAS ANTES DE USADAS COMO USO PESSOAL EM BANHOS, CHÁS E POÇÕES. POIS ERVAS TAMBÉM PODEM CAUSAR ALERGIAS.
E SÓ USE O QUE CONHECER DE FATO OU CONFIAR EM QUE LHE VENDEU, POIS MUITAS ERVAS SÃO PARECIDAS E CONFUNDIDAS COM OUTRAS VENENOSAS.
POR ISSO CAUTELA AO USO DE ERVAS.
Sou uma rosa, sou um perfume, sou a mais bela de qualquer jardim, ouço lamentos, ouço queixumes, não há mulher que não venha até mim. Sei seduzir, me deixo seguir, a palavra dificil para mim não existe, de preto e vermelho, ou sem me vestir, homem algum a mim me resiste. Bebo champanhe, fumo cigarro, digo mil coisas sem nunca falar, sei ler na mão, jogo o baralho, a mim só me engana quem eu deixar. Se alguém precise e me queira encontrar, siga o perfume em noite de luar, diga meu nome sem se enganar, sou Pombagira, a rua é meu lar. Autor: Paulo Lourenço

POMBAGIRA SETE SAIAS DO CABARÉ

POMBAGIRA SETE SAIAS DO CABARÉ
SALVE SETE SAIAS DO CABARÉ!


DONA SETE SAIAS, É MOJUBÁ!